RECICLAGEM DE LIXO NA ALEMANHA

O lixo na Alemanha é dividido em várias partes. Vejamos como funciona o recolhimento:

1. Orgânicos (comida, etc)

2. Papéis

3. Plásticos e latas

4. Lixo de casa que não se enquadra em nenhum desses tipos citados

Temos em casa dois conteneirs. Um que é dividido em duas partes, para lixo Orgânico e para os lixos caseiros sem enquadramento, e um outro conteneir apenas para papéis.

Para plásticos e latas, a prefeitura fornece sacos amarelos para o recolhimento.

Para esses lixos, passa um caminhão recolhendo semanalmente ou quinzenalmente em dias pré-determinados. Temos o calendário dos dias de recolhimento do ano. Tudo o que temos de fazer é colocar cada lixo em seu conteneir e levar na rua no dia certo.

Obs: Não tem lixão aqui, a menos que eu não saiba!

5. Garrafas plásticas ou de vidros, latas de bebidas (cerveja, refrigerantes, etc)

Quando você compra cervejas ou refrigerantes, paga-se um valor que é restituido pela máquina ou pelo caixa na hora da devolucão. Se você jogar fora esses recipientes, estará perdendo dinheiro. Quando a firma não quer reciclar ou não quer que seu produto seja reciclado, ela paga por isso.

6. Vidros (vinho, pinga, condimentos, etc)

Existem grandes conteneirs nas aldeias ou bairros das cidades, onde são recolhidos os vidros. Tem os para vidros transparentes, marrons e verdes. De vez em quando, quando estão cheios, são recolhidos.

Obs: No Brasil sai mais barato para as firmas fabricarem garrafas de plásticos ou de vidros do que reciclarem.

Ex: Um dia eu fui visitar uma fábrica de vidros no Brasil e perguntei sobre reciclagem. O chefe que estava me mostrando a fábrica me disse que não valia a pena reciclar porque custava caro. Óbvio que valia mais a pena fazer grandes buracos na beira de rios para o recolhimento de areia. Paga-se barato e não precisa de trabalhadores para separar os vários tipos de vidros. Foda-se (perdoem-me) a mãe natureza!

7. Produtos elétricos

Juntamos os vários produtos elétricos queimados ou quebrados e levamos para as CÁRITAS. Eles consertam ou tiram pecas e depois revendem. O dinheiro vai para seus projetos sociais.

8. Roupas e sapatos

Também tem conteneirs que recolhem roupas e sapatos que sao enviados para a Cruz Vermelha.

9. Pilhas, cartuchos de tintas, etc

São recolhidos nos supermercados ou lojas de eletro-domésticos.

10. Móveis velhos, tapetes, etc

Quando você quer de desfazer de algum móvel velho, basta preencher um cartão especificando os móveis e a prefeitura marca uma data para o recolhimento.

11. Tintas, solventes, óleos, etc

De vez em quando, em dias pré-determinados, passa um caminhão recolhendo.

Existem outros tipos de lixo, como  por ex: produtos perigosos, entulhos, pneus, etc,  que devem ser remetidos para os seus devidos lugares.

Esse é um pouco o quadro da reciclagem de lixo aqui. O Brasil ainda engatinha na reciclagem, principalmente quando mexe no bolso das grandes empresas. A luta é grande para mudar, mas é necessária a reciclagem.

Não se deixe enganar com aquela conversa mole de que pode-se construir vasos e até casas com garrafas de refrigerantes. Tudo isso é conversa prá boi dormir. Boa noite!

 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in generalidades. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


sete × = 7

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>