QUEM É O DONO DA BOLA?

Vou torcer para o Brasil na Copa das Confederacões e na Copa do Mundo, porém acho que em nenhuma das duas o Brasil será campeão, a menos que tenha muita sorte. O futebol brasileiro vem caindo ano a ano e podem ter certeza que a culpa não é do técnico. Precisamos comecar a discutir, tanto no futebol quanto  em qualquer outro esporte,  o antes e o depois da peneira.

”  Eu vou lhe dar a decisao                                                                                                               Botei na balanca e você nao pesou                                                                                           Botei na peneira e você nao passou”

O que acontece com o futebol no Brasil? Quem manda no futebol são os clubes, federacões, confederacões. Indo um pouco mais além, os empresários dos jogadores, as empresas patrocinadoras e a televisão. Ao povo cabe assistir nos estádios (uma minoria) e na televisão bebendo cerveja.  E nessas copas ainda, assiste quem tem dinheiro, porque os ingressos estão o olho da cara. Mas não é isso que eu quero discutir, ainda que esta seja uma questão importante. Vamos voltar à peneira.

Muitas pessoas tem criticado o dinheiro aplicado na construcão e reforma dos estádios para as copas. São bilhões de reais, dizem, que poderiam ser usados na educacão e saúde. Não concordo.

No Brasil só existe formacão de jogadores após a peneira.  À partir daí, o menino vai entrar na formacão de base dos clubes. Antes da peneira tudo é empírico. O governo brasileiro precisa ter uma política de formacão de base, tanto para jogadores quanto para qualquer outro tipo de esporte. O brasileiro precisa jogar futebol, praticar algum esporte, não apenas assistir no estádio ou televisão, e a crianca, mais ainda, precisa de espacos e condicões para brincar, aprender e treinar.

Aqui na Alemanha, em quase todas as aldeias tem campos de futebol. São aldeias de 100, 500 ou mais casas, mas quase todas tem o seu campo. E mais ainda, grande parte dessas aldeias e cidades tem as quadras cobertas onde se pode treinar handball, basquete, volei e muitos outros esportes dependendo da vontade das criancas.

Meus filhos praticavam handball e participavam de torneios regionais (tudo oficial). Agora pararam um pouco por causa da escola, mas provavelmente retornarão ou praticarão outros esportes.

O governo precisa parar de gastar dinheiro com esses estádios, os clubes e quem ganha com o futebol que o faca.

Precisamos de educacao de qualidade e melhorias na saúde pública, mas o esporte é também importante e o dinheiro do esporte deve ser aplicado na construcão de campos de futebol e quadras (quando falo campos de futebol, não leiam Maracanãs, Morumbis, leiam apenas campos, não estádios).

Assim seremos campeões? Não sei, mas melhor que isso é criarmos as condicões para que nosso povo não morra do coracão futuramente.

 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in generalidades. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


× um = 9

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>