PROJETO: 1 ENCONTRO DE AUTORES BRASILEIROS NA BAVIERA

Nos dias 03 e 04 de maio de 2013, estarei participando do 1° Encontro de autores brasileiros na Baviera.  Este encontro está sendo organizado pela Associacao Cultural Teuto-Brasileira(DBKV e.V) com a cooperacao do Clube Esperanto de Munique (Esperanto-Klub München e.V.). Foi idealizado e está sendo coordenado pela Alexandra Magalhaes Zeiner, bióloga  marinha e escritora infanto-juvenil (Alemanha e Áustria). A producao é de Karina Martinelli.

Tenho grandes expectativas quanto a esse encontro e espero aprender um pouco mais com pessoas que caminharam pelas páginas dos livros, sem dúvidas, muito mais que eu.

Leiam abaixo o projeto e depois do encontro estarei enviando os resultados do mesmo.

Local de realização do evento: Centro Cultural “EineWeltHaus e.V.” – local conceituado na cidade de Munique, fundado em 2001, aberto ao diálogo e à solidariedade com pessoas de todas as nacionalidades, onde são realizados inúmeros eventos culturais. O Centro possui uma biblioteca internacional, com livros em vários idiomas. (www.einewelthaus.de)

APRESENTAÇÃO: A Associação Cultural Teuto-Brasileira divulga desde 1988 a cultura brasileira na cidade de Munique, capital do Estado da Baviera, no sul da Alemanha. Um dos objetivos da associação é o incentivo a projetos que visam um intercâmbio cultural com alemães e pessoas de outras nacionalidades (www.dbkv.de).

A realização do “I Encontro de Autores Brasileiros na Baviera” é uma contribuição para ampliar a visibilidade internacional das obras brasileiras publicadas, de autores brasileiros que vivem no exterior. Será apresentado o projeto piloto internacional ADOTE UM AUTOR, para as comunidades brasileiras residentes no exterior, com a finalidade de permitir um contato maior entre a comunidade e autores – os quais na maioria trabalham como profissionais independentes, usando de recursos próprios para a divulgação de seus livros.

OBJETIVO: Este primeiro encontro tem como objetivo chamar a atenção do público brasileiro, alemão e da comunidade internacional para o novo fenômeno da literatura brasileira produzida no exterior.

TEMA: A integração das Artes do Brasil Fora do Brasil refletirá a literatura como inspiração de outras expressões artísticas, explorando em diferentes campos a importância da cultura e língua portuguesa.

ADOTE UM(A) AUTOR(A)


Com a intenção de proporcionar um envolvimento maior entre as comunidades brasileiras no exterior, o projeto será um plano piloto internacional, no qual a DBKV convidará seus associados e amigos a participarem ativamente, propondo que “adotem” um(a) autor(a). Por ser esse o primeiro projeto, os participantes associados terão a possiblidade de se hospedarem em casa de famílias nativas, auxiliando o orçamento dos convidados. Este projeto tem como um dos objetivos minimizar gastos durante eventos literários, onde autores farão exposições de seus trabalhos.

Todos os autores acarretarão com os custos de suas viagens.

A divulgação do projeto será realizada junto à(s) associação(ções), na qual cada autor trabalha em conjunto, permitindo assim um trabalho duradouro de incentivo mútuo em sua região e país.

ESTRUTURA: O encontro em Munique será realizado durante um dia de atividades voltadas à literatura infanto-juvenil e ao público adulto, com palestras e exposições de livros pelos autores participantes. Haverá uma programação para o público infantil, incluindo: teatro de bonecos, histórias e pintura. Será realizado um sorteio de desenhos feitos pelas crianças durante o evento, que receberão como prêmios livros autografados pelos autores presentes.

Três espaços simultâneos serão utilizados no Centro Cultural “EineWeltHaus e.V.” , divididos em:

Exposição: Local com as obras expostas.

Auditório: Onde serão realizados debates e palestras.

Infantil: Workshops para as crianças.

 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in generalidades. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


cinco + 7 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>