Canudinhos de plásticos

O brasileiro acha que é um grande avanço excluir as sacolinhas de plásticos das compras e deixar de usar os canudinhos. Realmente é um avanço, porém a questão da poluição está bem longe de se resolver apenas deixando de usar esses dois itens.

Alerta geral hoje: “Chove microparticulas de plásticos”. “Ingerimos microparticulas de plásticos”. De onde vem essas microparticulas com tamanho de 1 a 5 milimitros? Além dos plásticos como garrafas, sacolas, etc, que jogados na natureza, ao longo de 400 anos vão se transformando em microparticulas, temos os tecidos sintéticos e pneus de carros como os maiores poluentes do ar e dos oceanos.

Você lava uma roupa que contém plástico, as particulas vão se soltando e sao levadas pela agua. E os pneus dos carros? Imaginem uma cidade como Sao Paulo com milhões de carros trafegando diariamente. Os pneus vao se desgastando (abrasão de pneus) e ficam no ar ou são levados pela chuva aos rios e mares.

Estamos ingerindo diariamente essas particulas através dos alimentos que comemos, da água que bebemos e do ar que respiramos.

A luta hoje nao passa apenas por deixar de usar uma sacolinha ou um canudinho de plástico, devemos lutar por uma política de reciclagem, onde os fabricantes sejam obrigados a reciclar os plásticos que usam e deixarem de usar plásticos nas roupas e pneus de carros, por ex.

Apenas 9% da produção mundial de plásticos são reciclados atualmente no mundo.

 

Leia mais sobre -

https://marsemfim.com.br/microplastico-descobertas-alarmantes/ https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2017/02/microplasticos-de-roupas-e-pneus-poluem-oceanos-e-afetam-a-saude-estudo-9727235.html

 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in generalidades. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


7 × = quarenta nove

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>