O brasileiro acha que é um grande avanço excluir as sacolinhas de plásticos das compras e deixar de usar os canudinhos. Realmente é um avanço, porém a questão da poluição está bem longe de se resolver apenas deixando de usar esses dois itens.
Alerta geral hoje: “Chove microparticulas de plásticos”. “Ingerimos microparticulas de plásticos”. De onde vem essas microparticulas com tamanho de 1 a 5 milimitros? Além dos plásticos como garrafas, sacolas, etc, que jogados na natureza, ao longo de 400 anos vão se transformando em microparticulas, temos os tecidos sintéticos e pneus de carros como os maiores poluentes do ar e dos oceanos.
Você lava uma roupa que contém plástico, as particulas vão se soltando e sao levadas pela agua. E os pneus dos carros? Imaginem uma cidade como Sao Paulo com milhões de carros trafegando diariamente. Os pneus vao se desgastando (abrasão de pneus) e ficam no ar ou são levados pela chuva aos rios e mares.
Estamos ingerindo diariamente essas particulas através dos alimentos que comemos, da água que bebemos e do ar que respiramos.
A luta hoje nao passa apenas por deixar de usar uma sacolinha ou um canudinho de plástico, devemos lutar por uma política de reciclagem, onde os fabricantes sejam obrigados a reciclar os plásticos que usam e deixarem de usar plásticos nas roupas e pneus de carros, por ex.
Apenas 9% da produção mundial de plásticos são reciclados atualmente no mundo.
Leia mais sobre -
https://marsemfim.com.br/microplastico-descobertas-alarmantes/ https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2017/02/microplasticos-de-roupas-e-pneus-poluem-oceanos-e-afetam-a-saude-estudo-9727235.html